Como Montar Um Blog Profissional Do Zero?

COMO MONTAR UM BLOG PROFISSIONAL DO ZERO?

Todo mundo sabe que hoje em dia muita gente quer trabalhar com blog, mas não sabe quais os primeiros passos para começar um. Então resolvi escrever alguns passos de como montar um blog profissional do zero. É claro que o sucesso de um blog depende de muitos outros fatores. Mas tendo um conhecimento mínimo para se construir um blog você terá todas as condições de obter sucesso nos seus negócios online.

A minha intenção aqui não é fazer um tutorial mas sim dar uma direção pra quem está completamente perdido e não tem nem ideia do que fazer para montar um blog.

CONTRATANDO DOMÍNIO E HOSPEDAGEM  

Quando você decide montar um blog profissional do zero, saiba que o primeiro passo é você contratar um domínio e uma hospedagem.

Domínio nada mais é que o nome do seu site ou blog. Então antes de comprar um domínio pense bem na hora de escolher o nome. Preferencialmente anote antes uns dez nomes e depois confira pra ver quais estão disponíveis.

O preço é algo interessante no que se refere ao domínio. Você vai pagar cerca de 39,90 por ano.

A hospedagem é uma espécie de aluguel que você vai pagar ao servidor para manter seu blog no ar. Isso quer dizer que você paga mensalmente e não anual como acontece na contratação de um domínio.

Você vai desembolsar cerca de 22,90 por mês. A vantagem é que se você quiser comprar um outro domínio não precisará contratar outra hospedagem. Você poderá ter quantos domínios quiser e pagará apenas o mesmo valor mensal sem nenhum adicional.

INSTALANDO O BLOG

Agora que você já tem um domínio chegou a hora de instalar o blog. Se você quiser montar um blog profissional de verdade use o WordPress que é uma plataforma bastante completa e muito fácil de usar. Você não precisa ter nenhum conhecimento técnico ou conhecer a linguagem html. Qualquer leigo pode instalar em apenas alguns minutos.

ESCOLHENDO UM TEMPLATE

Template ou tema é o que vai dar a cara ao seu blog. Você tem duas opções.

A primeira: Escolher um template do próprio wordpress, uma boa opção para quem está começando. Porém eu não recomendo, a menos que você não queira monetizar o seu blog. Pois não terá uma aparência muito profissional.

A segunda: Adquirir um template pago.  Pois as pessoas que forem visitar um blog vão prestar atenção na aparência, e quanto mais profissional for o blog mais rentável será pro dono. Por isso eu próprio uso um template pago.

Se quiser conhecer o template Conversion WP Premium que é o template que eu uso no meu blog clique aqui.

GERANDO CONTEÚDO

Este sem dúvida é o passo mais importante na construção de um blog, pois não adianta de nada escolher um excelente nome pro seu blog, adquirir um ótimo template se não gerar conteúdo. É justamente o conteúdo que vai te dar engajamento e autoridade. Em outras palavras, você será reconhecido através do seu conteúdo.

Você também tem mais de uma opção para construção de conteúdo.

Escrever o próprio conteúdo na minha opinião é a melhor porque você pode interagir mais com o seu público, e se alguém tiver alguma dúvida você mesmo pode responder. Isso claro, se você dominar o assunto que estiver escrevendo.

“Mas se eu não dominar nenhum assunto? O que faço?”

Daí você pode contratar algum redator e pagar por um artigo. Tem sites de redatores que cobram entre 7 e 25 reais por cada artigo. É uma boa alternativa para quem tem alguma dificuldade de escrita ou simplesmente não tem ideias para gerar um conteúdo.

Aqui vai uma lista de alguns sites de redatores:

www.redatorfreelancer.com.br
www.nearjob.com.br
www.getninjas.com.br
 

DIVULGANDO O BLOG:

Agora chegou a hora de divulgar o seu trabalho. Existem diversas formas de faze-lo.
Você pode simplesmente usar as técnicas de SEO (vai ser assunto para um outro artigo) e ser achado nos buscadores do google, pode gravar um vídeo pro youtube e colocar no vídeo ou na descrição o link do seu blog (essas duas formas de maneira gratuita).
Ou ainda você pode fazer anúncios pagos, no google adwords, facebook ads, bing ads, etc. Dessa forma você conseguirá tráfego mais rapidamente, claro que terá que investir um pouco. Mas o seu retorno será também mais rápido.
 
Aqui foram as minhas dicas. Espero que você tenha gostado, mas saiba que é só o começo. Agora que você já descobriu como montar um blog profissional já pode arregaçar as mangas e trabalhar. Mas é preciso ter paciência. Não tente montar um blog hoje achando que vai ganhar dinheiro no dia seguinte. Leva tempo.
 
Se gostou do artigo, compartilhe!

Abraço, sucesso para nós e até o próximo post. 

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *