6 Dicas de Marketing Orgânico nas Redes Sociais

Há um mundo de diferenças (e de dificuldades) entre utilizar as redes sociais como consumidor e explorá-las em prol da sua empresa.

Algumas pessoas conseguem publicar uma foto dos seus filhos no Facebook e receber 100 curtidas da noite para o dia. Porém, pequenas empresas com público crescente podem experimentar dificuldades ao tentar obter os mesmos resultados organicamente.

Caso queira compreender o potencial das redes sociais no longo prazo, você não deve focar apenas na promoção dos seus produtos. Também é preciso incorporar táticas e tipos de conteúdo capazes de gerar engajamento orgânico (não pago).

O ato de concentrar-se no engajamento orgânico como pilar do seu marketing nas redes sociais:

  • Aumenta seu alcance orgânico, o qual você então poderá pagar para ampliar.
  • Diminui os custos, caso você opte por pagar para promover seus posts.
  • Estabelece prova social em razão dos números (total de seguidores e curtidas/compartilhamentos de posts individuais)
  • Potencialmente transforma os amigos dos seus fãs em seguidores, caso vejam que alguém da confiança deles envolveu-se com seu post.

 

1. Utilize Emojis em Seu Marketing de Conteúdo nas Redes Sociais para Aumentar o Engajamento 🚀

Os emojis tornaram-se uma parte aceita do nosso vocabulário online, além de ser uma ótima forma de incrementar seu conteúdo nas redes sociais.

Sugiro a utilização de emojis nos seus posts nas redes sociais para, de maneira confiável, impulsionar o engajamento orgânico e reduzir custos, caso você decida pagar para divulgá-los.

Quando utilizados adequadamente, os emojis não apenas humanizam sua marca, mas também ajudam você a chamar mais atenção, transmitindo a emoção e as ideias gerais de um post antes mesmo que as pessoas tenham realizado sua leitura.

Em termos simples, incluir um emoji ao seu conteúdo nas redes sociais pode lhe proporcionar mais curiosidade, atenção e alcance (na forma de emojis: 😜 = 👀 + ⏳ + 🚀).

 

2. Permaneça Ativo com as #Hashtags Certas

A hashtag organizou grande parte da web social em conversas, facilitando a participação em discussões e eventos através da publicação daquelas hashtags que sejam relevantes à sua marca. 

Atente-se para não tratar as hashtags da mesma forma em todos os canais.As hashtags influenciam o engajamento de formas diferentes, dependendo da rede social:

  • Posts do Twitter com apenas uma hashtag geram engajamento 21% superior do que tweets com três ou mais hashtags.
  • Posts do Instagram, por outro lado, obtêm mais engajamento a partir do uso de 11 ou mais hashtags.
  • Posts do Facebook possuem melhor desempenho sem hashtags.

 

Caso saiba de algum evento de alto padrão prestes a acontecer, você pode se preparar com antecedência para garantir que esteja pronto para entrar em ação. Quanto mais segmentado, melhor. Caso você possua uma marca de moda, por exemplo, considere publicar tweets ao vivo ou cobrir eventos de luxo e comentar sobre as roupas das celebridades.

A maioria dos eventos é acompanhada por hashtags que podem ser aproveitadas por você. Porém, a chave para dominar uma hashtag é não dominá-la de forma alguma. Em vez disso, seu foco deve ser em contribuir com a conversa de maneira relevante e natural. 

 

3. Aproveite a Viralidade dos Memes

Os memes dominaram as redes sociais. E não falo apenas sobre o tipo de meme abaixo. 

Embora esses sejam os exemplos mais comuns, os memes são um fenômeno muito maior.

Os memes são comportamentos culturais que se espalham entre as pessoas através da imitação. Isso lhes proporciona uma viralidade inata que pode ser utilizada pelas empresas.

Eles não precisam fazer sentido imediatamente – afinal, eles começam a fazer sucesso através da repetição. No entanto, os memes somente se tornam eficazes caso sejam culturalmente relevantes, fáceis de replicar e utilizados no momento adequado

 

4. Publique Citações em Forma de Imagens

Uma imagem vale mais que mil palavras. Porém, e se você sobrepuser palavras em suas imagens?

Não é preciso fazer cálculos para saber que você estará duplicando o engajamento ao comunicar-se com seu público através de palavras e imagens.

É aí que a sobreposição de citações às suas imagens nas redes sociais pode se tornar parte de uma estratégia eficiente.

 

Ao citar frases famosas, você também acaba tomando emprestada uma parte da credibilidade do autor, associando-se a ele. Portanto, procure citações originárias de pessoas adoradas e amadas pelo seu público, utilizando Picmonkey ou o Canva para trazê-las à vida de forma simples, através de um design no estilo arrastar e soltar.

Alguns bons locais para pesquisar citações incluem:

  • Pinterest
  • Google

 

5. “Marque um amigo que…”

Você já viu um post no Facebook e se envolveu com ele após pensar que “isso é a minha cara” ou que “conheço alguém parecido”?

Isso acontece porque o post faz sentido para você enquanto indivíduo, ao mesmo tempo em que diz respeito a muitas outras pessoas.

Caso seu público consiga ver a si mesmo nas coisas que você publica, é natural que ele fique mais inclinado a consumir e se envolver com essas publicações.

“Marque um amigo que…” é um tipo de post nas redes sociais que você deve ter visto no Facebook ou Instagram. Quando executados corretamente, esses posts conseguem fazer com que outras pessoas marquem os amigos delas.

Considere utilizar essa estratégia para incentivar seu público a:

  • Destacar alguém positivamente: “Marque um amigo que você não pode viver sem”.
  • Convidar alguém a aceitar um desafio: “Marque 3 amigos que aceitem o desafio do balde de gelo”.
  • Tirar sarro de um amigo: “Marque um amigo que ronque muito alto”.

Essas táticas não apenas proporcionam comentários aos seus posts, mas cada comentário que inclua amigos marcados garantirá que todos estes também visitem seu post, pelo menos.

 

 

6. Crie Jogos de Perguntas e Respostas e Outros Conteúdos Interativos

Na escola, a ideia da realização de um quiz já pode ter ocasionado indignação de todas as partes. Os jogos de perguntas voltaram com tudo.

Esses tipos de conteúdo interativo funcionam muito bem nas redes sociais – isto é, caso eles consigam incentivar os participantes a exibir seus resultados publicamente.  

Para fazer isso, você deve criar um quiz capaz de informar às pessoas algo sobre elas mesmas ou sobre seu nível de conhecimento, para que fiquem propensas a compartilhá-lo com o objetivo de refletir a si mesmas.

 

O Marketing nas Redes Sociais Precisa de um Toque Criativo

Um marketing eficiente nas redes sociais deve envolver curadoria de conteúdo, agendamento de posts relacionados a produtos e automatização de tudo o que for possível.

Porém, extrair o melhor do marketing nas redes sociais vai além de apenas divulgar sua marca – trata-se de compreender, engajar-se e reagir ao seu público e ao mundo em que eles vivem.

Porque, quando tantas marcas utilizam as redes sociais como palanque para anunciar seus produtos, vale a pena estar entre aquelas que conseguem construir uma conexão real com seu público e proporcionar alguma alegria ao dia a dia dessas pessoas.

 

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Abraço, sucesso para nós e até o próximo post. 

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